Frei Neylor Jose Tonin -  Psicologia e Espiritualidade
INDEXNOVO_3
Leia o Livro de Visitas Deixe aqui seu recado
contador

 

TEOLOGIA & ESPIRITUALIDADE - 2016


T I J U C A
Início no dia 07 de MARÇO - inscrições no local
Colégio Santa Teresa de Jesus
Rua São Francisco Xavier, 11 – Tijuca
Horário: 18h30 às 20h30  –  2ªs Feiras
Mensalidade: 50,00
Estação de Metrô São Francisco Xavier
Informações: 9257.7111 (Celinha) ou 8874.71484 (Nilceleia)

Programação para o SEGUNDO semestre de 2015

MARÇO (dias: 07 – 14 – 21 – 28)

TEMA: O Sínodo dos Bispos sobre a Família - CURSO CANCELADO devido ao falecimento do professor

PROFESSOR: Frei Antônio Moser

O Papa Francisco recomendou à Igreja que mostrasse mais misericórdia em relação à família, mas, ao fim do Sínodo, lamentou que muitos ainda apresentavam “corações fechados”. A preocupação com a família é tema recorrente na Pastoral da Igreja. Sempre vista como projeto de Deus, a família não é só a “célula mater da sociedade”, ela é também o sonho humano de restauração do Paraíso Perdido. Desde o começo, como se diz na cerimônia do matrimônio, ela é uma bênção que não foi abolida pelo pecado original e prefigura a união entre Cristo e a Igreja. O Sínodo dos Bispos se debruçou sobre sua complexidade. Estiveram reunidos 270 Cardeais e Bispos do mundo inteiro, 20 representantes das Igrejas Tradicionais e 20 casais, assessorados por peritos, entre os quais Frei Antônio Moser, único convidado do Brasil.

ABRIL (dias: 04 – 11 – 18 – 25)

TEMA: Evangelhos, Fontes da Espiritualidade

PROFESSORA: Irmã Lina Boff


O coração da Espiritualidade cristã é Jesus, o filho de Maria, o Messias enviado por Deus. Sem um laço profundo e absoluto de união com Ele, a vida cristã carece de plenitude e se esvai, possivelmente, sem grande credibilidade. Na visão cristã do mundo, tudo é bom, como obra de Deus, mas tudo ocupa um espaço relativo e periférico, até mesmo a vida que os mártires entregavam, cantando, às feras. Só Cristo e sua cruz ocupam o centro e só há um caminho para chegar a Deus, o caminho de Jesus, que é a verdade de nossas consagrações e a vida das nossas vidas. Os evangelhos apontam para alguns valores sem os quais falseada seria a espiritualidade cristã: amor, providência divina, amor aos pobres, lugar privilegiado de Maria, justiça, partilha do pão e oração. Os evangelhos, dirá a professora, são as fontes de uma nova espiritualidade.

MAIO (dias: 02 – 09 – 16 – 23 – 30)

TEMA: Vida, esperança e fim

PROFESSOR: Cesar A. Kuzma

A vida deve ser vivida de olhos abertos. A morte deve ser aceita, na fé, de olhos fechados. Deus é senhor dos vivos e dos mortos. Ao nascer, Ele nos disse: “Vai, não tenhas medo, Eu estarei sempre contigo em todos os teus caminhos!” Ao morrer, Ele nos dirá: “Vem, sem medo! A minha casa é tua. Ficarás comigo para sempre!” Se, um dia, Ele nos deu a vida, na morte, Ele nos dará a vida eterna. Não se pode viver a fé com restrições, colocando condições ao poder de Deus. A nossa resposta terá que ser radical e absoluta, porque Deus nos protege e ama radical e absolutamente. Não podemos colocar um ponto de interrogação, onde Deus já colocou um ponto final. É disso que trata o assunto teológico sobre a Escatologia. O cristão é um ser que vive uma trágica esperança.

JUNHO (dias: 06 – 13 – 20 – 27)

TEMA: Igreja em saída 2

PROFESSOR: Padre Medoro de Oliveira Souza Neto

A Igreja é multifacetada em sua doutrina (menos), mas principalmente em sua pastoral. Há a pastoral de uma Igreja com medo de sair de si mesma, que se autoprotege exageradamente, uma Igreja “balconeada”, como disse o Papa Francisco, com sabor de estufa. Mas há a pastoral de uma Igreja missionária, em permanente estado “de saída”, voltada para o anúncio do evangelho e a proclamação do Reino dos Céus, que sente o “cheiro das ovelhas”. Essa Igreja parece não ter medo de cair, de se ferir, mas que se aceita, humildemente, como grão de mostarda e faz uso das tecnologias modernas, respeitando as várias culturas dos mais diversos povos. O Professor discorrerá, com respeito, sobre o perfil destas duas pastorais, sempre em amor à verdadeira Igreja de Jesus Cristo.


 


curso teologiaTijuca  

N.B.1 Os Certificados serão conferidos aos alunos que tiverem 75% de presença acadêmica nas aulas, ao final dos 2 (dois) anos do Curso e tiverem correspondido às exigências do Curso.

N.B.2 A taxa mensal de R$ 50,00 servirá para o pagamento dos professores, aluguel do Colégio, contribuição côngrua ao Convento de Santo Antônio e para todos os gastos do Curso (assessorias, apostilas, presentes, festas, etc.).

 
Visite
WebMaster - Graça Oliveira
Curso de Teologia - Inscreva-se Aqui
Google